Vacinação Contra Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, que pode causar sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Transmitido principalmente pelo mosquito Haemagogus e do gênero Sabethes, encontrado normalmente nas Américas do Sul e Central, a vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção dessa doença. Alguns países exigem que se tenha o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para entrada.
A vacina deve ser realizada no mínimo dez dias antes da data da viagem, caso seja obrigatório para o destino que se pretende viajar, e pode ser feita em um posto de saúde da sua localidade ou em alguma clínica de vacinação privada.
A vacinação é feita em duas doses, sendo a primeira a partir dos nove meses de vida e a segunda dose 10 anos depois de realizada a primeira. Em alguns casos a vacinação não é permitida como, por exemplo, em grávidas ou mulheres que estão amamentando, transplantados e doadores de sangue ou órgãos, podendo nesses, causar alguns efeitos colaterais.
A CIVP, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é necessária para viagens para o exterior. Após efetuar a vacina, o viajante deve realizar o pré-cadastro no site https://viajante.anvisa.gov.br e clicar na opção “cadastrar viajante”. Posteriormente, é preciso ir até a unidade da Anvisa mais próxima, que será responsável por emitir a sua carteira internacional de vacinação. O viajante deve apresentar a documentação necessária para emissão de tal documento, como cartão de vacina nacional, documentos pessoais e documento com foto para menores de dezoito anos. A certidão de nascimento também é aceita.
No caso de contra-indicação, o viajante deverá apresentar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês.
Em 135 países é obrigatório que se apresente a CIVP para entrada segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, lembrando que mesmo que o seu destino não esteja na lista e você for fizer uma conexão em um desses lugares é necessário apresentar a CIVP. O site da ANVISA possui uma lista completa dos países, e está sempre em constante atualização. Antes de viajar, é sempre bom conferir esta lista para não ter dúvidas.