Vocês ficaram noivos e decidiram que querem fazer um destination wedding em outro país, mas junto com essa ideia surgiram muitas dúvidas sobre como organizar o casamento, o melhor local, a época ideal, mas a principal delas, é saber qual será a reação da sua família e dos seus amigos quando vocês contarem a eles que tem esse desejo.

Eles vão pensar que somos egoístas? E o medo do avião? Que idioma eles falam, como vou me comunicar? Alguns nunca saíram nem do próprio estado, imagina ir para um lugar tão longe para um casamento. Por outro lado, vocês também ficarão preocupados, será que alguém vai aparecer? Como será para os nossos avós viajar tão longe? Os nossos pais nos acompanharão até o altar? 

Se essas dúvidas já passaram pela sua cabeça, temos algumas dicas para te tranquilizar e saber como lidar com tudo isso. Vamos falar sobre gerenciar as expectativas da sua família e amigos e levá-los a bordo ao seu casamento de destino.

  • O primeiro passo é alinhar as suas próprias expectativas.

O seu planejamento será muito mais leve e sem preocupações se você gerenciar as suas expectativas desde o início. Respire fundo e lembre-se que este é o SEU GRANDE DIA, e você tem todo o direito de fazer do seu jeito e como sempre sonhou.

  • Não espere que todos fiquem emocionados.

É importante entender que nem todas as pessoas que você convidar concordarão com a sua escolha de fazer um casamento em outro país.  Algumas pessoas serão resistentes pois os destination weddings são um conceito moderno de realizar uma cerimônia de casamento e tem pessoas que ainda estão presas às tradições, são avessas ao desconhecido.  Outros não serão capazes de pagar, alguns não poderão viajar por motivos de saúde, enfim, a lista continua, mas saber disso, estar ciente de todas essas objeções é metade do caminho.

  • Fale sobre o seu sonho com os seus convidados, use algumas dessas dicas.

Reúna os seus familiares e amigos e expliquem a eles que esse é o seu sonho, fale o quanto significa pra vocês e por quê vocês querem fazer um destination wedding. Diga-lhes o quanto é importante pra vocês passar um tempo com todos eles em um destino paradisíaco, em vez de apenas algumas horas em um casamento tradicional, mostre-os como eles são pessoas importantes para vocês. Envolva-os no processo e na organização.

Tentem entender a razão pela qual a sua família e amigos estão resistindo à viagem de casamento, e faça-os entender que a sua presença é importante para vocês e que farão o possível para que eles estejam lá.

Se algum familiar é contra porque acha que o valor do investimento será muito alto, mostre a ele que haverá diferentes opções de orçamentos, possibilidade de hospedagem mais econômica e estadia menor, parcelamento facilitado, etc. Se (e somente se) você puder pagar, ofereça-se para cobrir parte do custo para aqueles parentes próximos que estão com problemas financeiros e vocês não abrem mão da presença.

Além da questão financeira, os seus convidados podem ter outros motivos para não reagir bem à ideia do destination wedding, e cabe à vocês decidir o que é mais importante – fazê-los felizes ou ter o casamento de seus sonhos, mas tenha em mente que a maioria das pessoas que hesitam ou resistem aos casamentos de destino acabam tendo o melhor momento de suas vidas, podem ser um pouco resistentes no início, mas há grandes chances de que eles te agradeçam quando tudo tiver acontecido.

Acima de tudo, não esqueça: É O SEU CASAMENTO, e você tem que estar feliz. Se existe um momento na vida em que você pode ser um pouco egoísta, o momento é esse. O casamento é uma ocasião única e você deve seguir o seu coração para que não haja arrependimentos no futuro.