O casamento é a realização de um sonho para os noivos e familiares. Com a cerimônia, vem um leque de objetos e significados que estão presentes na maioria dos casamentos.
A aliança, por exemplo, é um símbolo muito importante. Seu formato circular, que representa a continuidade do amor e da devoção do casal, surgiu por volta do século XV, na França.
O buquê, peça indispensável para qualquer noiva, tem como significado, para gregos e romanos, afastar os maus espíritos, já que inicialmente não era feito com flores, mas com uma mistura de alho, ervas e grãos. Em outros lugares, por exemplo, colocava-se açúcar no buquê para que o temperamento da noiva se mantivesse sempre calmo.
Outra curiosidade se deve ao fato de a noiva estar posicionada, no altar, do lado esquerdo do noivo. De significado pouco comentado, quer dizer que por um motivo bem heroico, o noivo poderia defender a noiva usando seu braço direito para lutar, caso alguém quisesse roubar a sua amada.
Esses elementos e significados são na realidade meros acessórios dessa data tão especial, que tem como principal objetivo principal celebrar e consagrar o amor, esse sim é o verdadeiro significado do casamento.